top of page
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Riter

10 dicas para começar no tiro com arco

Se você é um iniciante no tiro com arco, essas 10 dicas irão ajudá-lo a começar com o pé direito para que você tenha um bom progresso no esporte.


1. Encontre um bom instrutor

É importante ter a pessoa certa para ajudá-lo corretamente desde o início. Um instrutor bem capacitado irá lhe ajudar e conhecer os primeiros passos e tornar o caminho mais leve e divertido.

2. Tente alugar seu equipamento primeiro

Existem lugares que podem alugar equipamentos para o iniciante. É melhor experimentar o esporte primeiro, em vez de esbanjar em algo que você nunca poderá usar adequadamente.


3. Domine as técnicas básicas

A maioria dos livros instrucionais refere-se a 10 passos básicos para atirar uma flecha, desde a postura, posicionamento dos dedos, posicionamento das mãos, braço do arco, desenho, ancoragem, retenção, mira, lançamento e acompanhamento. Estes precisam ser dominados, mas para usá-lo para melhorar, o arqueiro também precisa de aptidão física e mental.


4. Considere melhorar sua condição física

Embora a força física não seja a principal preocupação para começar, deve-se dar atenção especial à parte superior do corpo e aos braços, especialmente se você deseja se tornar mais competitivo. Mais potência na parte superior do corpo significa maior controle sobre o tiro.


5. Seja paciente com o treinamento

Aprender a atirar com segurança com arco e flecha leva apenas alguns minutos e, com a instrução adequada, a maioria das pessoas pode atingir o centro de um alvo a uma distância razoável em poucas tentativas. No entanto, não espere ser um mestre instantaneamente – um arqueiro requer horas de treinamento para atingir um bom nível competitivo.





6. Selecione o equipamento certo

Quando for adquirir seu próprio equipamento, selecione equipamentos iniciantes especializados que ajudarão a treiná-lo. Isso significa usar um arco de tamanho adequado que puxe com uma carga leve (com menos esforço). É sempre bom consultar um especialista antes de fazer uma compra.


7. A prática leva à perfeição

Não há solução curta para se tornar um excelente arqueiro. Horas de prática e dedicação são necessárias para atingir um padrão decente. Uma boa maneira de testar a si mesmo depois de progredir seria praticar em condições competitivas.


8. Faça anotações para monitorar o progresso

Manter um registro das sessões de treinamento, anotar quantas flechas você atirou, suas pontuações, as condições climáticas e quaisquer pequenos ajustes feitos - tudo isso permitirá a você saber como está progredindo. Lembrar-se de quão longe você chegou ajudará com sua motivação para melhorar ainda mais.


9. Divirta-se

Se você não consegue esquecer nenhum erro, então a próxima flecha provavelmente será tão ruim quanto, se não pior. De qualquer forma, aprenda com um erro, mas adotar a atitude certa pode tornar o tiro com arco agradável e levar a uma grande melhoria.


10. Saiba quando encerrar o dia

É bom saber quando você já teve o suficiente. Se seus músculos estão fracos, ou se você está de mau humor ou com fome, então pare. Tentar continuar quando você não está fisicamente ou mentalmente preparado só será contraproducente. Lembre-se, a prática só é boa se você estiver praticando com boa forma.


Em Araucária-PR a Riter Sports possui um centro de treinamento, chamado CT Cordilheira, onde é possível praticar e aprender o tiro com arco. Lá eles oferecem a possibilidade de aluguel de equipamentos, e você poderá ter a primeira experiência com o tiro.


Venha conhecer esse esporte.


WhatsApp: +55 41 99625-6356

Facebook: @RiterSports


Fonte: realbuzz.com


54 visualizações0 comentário
bottom of page